Toda vez que presensicarem a sombra deve se fazer uma jogada de proteção baseada em Sabedoria. Exemplos de possibilidades:
- Cometer atos desonrosos ou perversos, independentemente do resultado.
- Estar e permanecer em locais aonde possuam influência da Sombra.
- Possuir um objetou ou tesouro maldito ou possuído pela sombra.
- Experimentar eventos perturbadores.
Sombra pela permanência em locais tocados pela ruína obriga os jogadores a fazerem teste contra a corrupção:
- Terras Livres- Eventualmente, mas normalmente não é ncessário
- Terras Selvagens- Uma vez por Semana
- Terras Sombrias- Um teste por dia
- Terras Corrompidas- Duas Vezes ao dia
Eventos Perversos que podem vir a corromper os personagens:
- Evento natural, mas não esperado como uma catastrófe natural e perda de membro da família- O personagem só recebe o ponto de sombra se obter 1 na jogada
- Trabalhos feitos por orcs, Assassinato Terrível, Presenciar o poder do Inimigo- 1 ponto de Sombra em caso de falha
- Experiência física angustiante, tormento espiriutal, Feitiçaria- 2 pontos de sombra em caso de falha.
- Experiência direta com o poder do inimigo- Automaticamente recebe um ponto de sombra, em caso de falha recebe 2 pontos de sombra adicionais
- Utilizar a Coragem- Um personagem pode usar a sua coragem através da Sombram para cometer atos persersos ou desonrosos, ao invés do +2 o bônus é de +3.Você ganha um ponto de sombra automaticamente, além dos normalmente recebidos pelo ato.
Degeneração
Conforme o personagem vai se corrompendo a Sombra afeta sua mente e corpo. O personagem possui uma resistência contra a Sombra igual ao seu atributo sabedoria dividido em 4 arredondado para baixo. A cada nível da divisão que for superado ele sofrerá o efeito da Sombra, quando toda sua sabedoria for tomada ele estará para sempre corrompido e perderá o personagem para o inimigo.
Fraqueza da Sombra
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1
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2
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3
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4
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Maldição da Vingança
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Rancoroso
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Bruto
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Cruel
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Assassino
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Doença do Dragão
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Ganancioso
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Desconfiado
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Traiçoeiro
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Ladrão
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Sedução pelo poder
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Ressentido
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Arrogante
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Autoconfiante
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Tirano
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Sedução pelo conhecimento
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Orgulhoso
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Desdenhoso
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Ardiloso
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Trapaceiro
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Loucura Errante
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Preguiçoso
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Desleixado
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Descuidado
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Covarde
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Descrição das Fraquezas:
Maldição da Vingança
- Rancoroso-O herói muitas vezes paga injustiças reais ou imaginárias com grosseria. Dependendo da provocação, o herói pode ser simplesmente ser muito mal-educado, ou insultar.
- Bruto- Um herói brutal reage violentamente às provocações e demonstra pouco de moderação na maioria das circunstâncias.
- Cruel- Um aventureiro cruel não se importa se suas ações causam dor e sofrimento para os outros, e é desnecessariamente selvagem com seus inimigos.
- Assassino- O herói se torna um assassino, quando ele começa a considerar matar como uma forma perfeitamente natural para alcançar um objetivo ou simplesmente para tornar as coisas simples para seguir o seu caminho.
Doença do Dragão
- Ganancioso- Descreve o desejo de acumular ouro e itens preciosos, acima de tudo, apenas por uma questão de possuí-los.
- Desconfiado- Quando suas possessões começam a se esvair suge a necessidade de torna-se um tesouro a ser guardado, até mesmo o bom conselho de amigos aparece para mascarar intenções duvidosas.
- Traiçoeiro- Um aventureiro traiçoeiro não sente vergonha em enganar as outras pessoas com estratagemas e mentiras, desde que suas maquinações não sejam maiores que seus objetivos e necessidades.
- Ladrão- Um aventureiro ladrão acredita que tudo que ele deseja, ele poderá possuir-Ele só deve tomá-lo-Ele ganhou o direito de tomar tudo o que quiser, quando ele sacrificou o amor pelos seus colegas e a própria autoestima.
Sedução Pelo Poder
- Ressentido- Um aventureiro ressentido é muitas vezes amargo e zangado com as pessoas que deveria proteger, pois ele sente que arrisca sua vida para as pessoas que não conseguem reconhecer suas ações em seu nome.
- Arrogante- Um herói arrogante, não perda uma oportunidade de sublinhar a sua importância, muitas vezes menosprezando seus pares e companheiros.
- Autoconfiante- Excesso de confiança denota orgulho arrogante, um sentimento que cega um herói para os seus próprios limites e fraquezas. Ele se propôs a fazer qualquer coisa que ele põe sua mente em cima, independentemente das consequências que podem acontecer a outros.
- Tirano-Um herói tirânico intensifica suas ações e desejos para o nível de uma causa justa. Seu desprezo pela vida dos outros é tão profundo que ele vai para cometer qualquer ato para alcançar seus objetivos, independentemente do custo ou meios utilizados para realizá-los. Qualquer opinião divergente é considerado como uma traição total.
Sedução Pelo Conhecimento
- Orgulhoso- Um personagem orgulhoso não reconhece facilmente a sabedoria nas palavras e ações dos outros, e tende a evitar todos os conselhos e as ofertas de ajuda.
- Desdenhoso-Um herói desdenhoso trata das proposições de outros com desdém, fazendo uso de todas as oportunidades para zombar deles por sua suposta inadequação.
- Ardiloso- Um aventureiro ardiloso mantém seus pensamentos e intenções para si mesmo em todos os momentos, nunca dando conselhos ou dando atenção apenas o seu próprio julgamento. Às vezes, ele pode concordar com as propostas dos outros, mas apenas para ser livre para seguir suas próprias escolhas posteriormente.
- Trapaceiro-Quando um aventureiro se torna traiçoeiro ele não pode ser digno de confiança para manter sua palavra. Ele está pronto para trair o seus próprios amigos e aliados se for uma vantagem.
Loucura Errante
- Preguiçoso- Demora muito para agitar um aventureiro preguiçoso em ação. ele é facilmente distraído, e deve ser persuadido a participar plenamente em empreendimentos.
- Desleixado-Desleixado indica que um herói é muitas vezes sonha acordado e é distraído, e tem dificuldade de lembrar, mesmo coisas importantes.
- Descuidado-Um aventureiro é descuidado ao perder o contato com o mundo fora de si mesmo. Ele não pode obrigar-se a sentir-se interesse compaixão e rapidamente se perde em questões que não lhe dizem respeito diretamente.
- Covarde-Um herói covarde só se preocupa com a sua própria segurança em qualquer circunstância, e vai parar qualquer tarefa para salvar a si mesmo quando uma ameaça surge.
Estas são as maldições impostas pela sombra, o mestre pode escolher uma delas a ser imposta ao jogador de acordo com a personalidade do personagem.
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